CAPA.jpg

A nossa exploração localiza-se aqui. A área é classificada como Reserva Agrícola Nacional (RAN) e parte da propriedade com 70 hectares encontra-se dentro do Perímetro de Rega do Mira. Divide-se em duas zonas distintas, uma com 18ha e outra com 12 ha, separadas por uma faixa de protecção à biodiversidade com cerca de 100 metros de largura e com uma faixa de protecção biológica em todo o seu limite.

Durante muitos anos usada apenas como aparcamento de gado, a propriedade servia para pastagens regadas por alagamento, já então usando a água proveniente do Perímetro de Rega.

Preservámos todas as linhas de água, protegemos as espécies arbóreas existentes, não houve necessidade de executar a despedrega (remoção de pedras) nem nivelamentos do solo, pelo que a orografia manteve-se a original. Protegeu-se uma sitio arqueológico existente e que se encontrava abandonado. (Está planeado o seu melhoramento e manutenção).

Além da faixa de protecção à biodiversidade, planeamos a curto prazo aumentar as áreas de plantação, garantindo a diversificação de culturas, com o uso de espécies tradicionais da região.

 

LOCALIZAÇÃO E ARQUITECTURA 
DO POMAR

AGRICULTURA 4.0

AGR 4.0.jpg
AGRAANALITICA.jpg

Na Inspire Farms acreditamos na quarta revolução da agricultura. Usamos a inovação tecnológica garantindo uma maior agilidade, autonomia, conectividade e integração nos processos produtivos e de gestão, essenciais a uma produção responsável.

Com a incorporação dos meios digitais é possível gerar e analisar um volume massivo de dados, permitindo uma maior e melhor produção.

 

A monitorização à distância em tempo real das operações agrícolas é essencial e a redução de desperdícios e custos é a aposta. Com uma rede de sensores fixos e portáteis, drones e dispositivos de geo-referenciação conseguimos efectivar a presença do gestor no campo com impacto em todas as todas as etapas do processo produtivo.

 

Através da agricultura 4.0, obtemos as informações essenciais e a decisão é tomada com mais confiança. Nesta agricultura de precisão, somos apoiados pela AgroAnalitica .

 

https://www.agro-analitica.com/

 

IMPACTE AMBIENTAL

Aplicamos o conhecimento científico nas técnicas culturais conciliando o aumento de produção com a redução de impacte ambiental, em rigoroso respeito pela preservação da qualidade ambiental da região em que nos inserimos.

AMBIENTAL.jpg
 

AS PLANTAS

PLANTAS.jpg

Escolhidas nos viveiros mais credenciados a nível mundial, com elevados padrões de Gestão de Qualidade e em conformidade com as Normas Internacionais UNE-EN-ISO 9001, 14001 e 45001.

Todas as plantas têm passaporte fitossanitário CEE EU 29-0015.

VIVEROS.jpg
 

CONSUMO AGUA 1

Regamos com as águas fornecidas pela Associação de Beneficiários do Mira, dentro dos limites impostos, complementando com recurso à captação subterrânea. A água é constantemente analisada.

Calculamos as dotações de rega e usamos micro-gotejadores. Desta forma minimizamos as perdas por percolação e escorrências superficiais, levamos a água e os nutrientes directamente a cada planta, na quantidade exacta, no momento adequado, para que cada uma obtenha exactamente aquilo que necessita. Obtemos assim uma enorme poupança de água e de fertilizantes, evitamos a evapotranspiração e desperdícios e asseguramos a uniformização.

 
DRIPER WATER.jpg

CONSUMO AGUA 2

Diferenciamos a rega consoante o tipo de solo, a sua permeabilidade e capacidade de retenção da água. A integração com as condições meteorológicas é feita através de um conjunto de sondas de humidade do solo e estações meteorológicas. Estes sensores enviam permanentemente os dados em “real time” por telemetria, assegurando uma grande confiança no controlo da rega.

 

O controlo dos caudais também é assegurado “on line” e os planos de rega estão registados e disponíveis para consulta. Sabemos exactamente quanto estamos a gastar e quanto já gastámos.

.

 

FITO FÁRMACOS

aminoacido.jpg

Os produtos que usamos são cuidadosamente armazenados em depósitos apropriados para cada tipo e recorremos a tanques de retenção. Todo o equipamento é especialmente escolhidos para as quantidades necessárias assegurando a robustez afim de evitar os derrames.

A manipulação totalmente automatizada através do sistema fertirega evita a intervenção humana.

O uso de herbicidas sistémicos é altamente controlado e usado apenas para a eliminação de  plantas concorrentes onde seja inviável a sua remoção mecânica.

Na Inspire Farms a sua aplicação residual é feita com todas as medidas de segurança, nas condições meteorológicas óptimas (sem vento ou chuva) e através de micro pulverização.

Garantimos assim aplicações mínimas e extremamente localizadas, prevendo-se a sua utilização apenas nos primeiros 3 anos, enquanto o desenvolvimento vegetativo não evitar o crescimento de plantas concorrentes debaixo das copas.

 

LICENCIAMENTOS

9db3ec73-3126-4622-9b40-0ec9c9cb0c53.jpg

A implantação da exploração agrícola bem como dos respectivos apoios obedeceu a todos requisitos impostos pela lei. Foram obtidas licenças e pareceres de todas as entidades tutelares: Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAPALG), Entidade de Gestão da Reserva Agrícola Nacional (RAN), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Associação de Beneficiários do Mira (ABM), Câmara Municipal de Odemira (CMO), Direcção Geral de Geologia e Energia (DGEG). 

.

 

POLÍTICA DE TRANSPARÊNCIA

TRANS.jpg

Os Planos de Fertilização (com possibilidade de verificação de balanços de azoto e fósforo) e Planos de Rega, bem como o registo de todas as aplicações, tipo de substância, nome comercial, quantidades aplicadas, identificação do lote, etc estão disponíveis para consulta na nossa exploração.

Estamos em processo de certificação pela Kiwa Sativa.

https://www.kiwa.com/pt/pt

Somos sócios da TROPS

https://www.kiwa.

.